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TV Verdes Mares divulga pesquisas eleitorais de Juazeiro do Norte; entenda como são feitas

Três rodadas de pesquisas eleitorais realizadas pelo instituto Ipec serão divulgadas até a votação no 1º turno das eleições. Em cada pesquisa, serão en...

TV Verdes Mares divulga pesquisas eleitorais de Juazeiro do Norte; entenda como são feitas
TV Verdes Mares divulga pesquisas eleitorais de Juazeiro do Norte; entenda como são feitas (Foto: Reprodução)

Três rodadas de pesquisas eleitorais realizadas pelo instituto Ipec serão divulgadas até a votação no 1º turno das eleições. Em cada pesquisa, serão entrevistadas 800 pessoas, que são ouvidas em casa pelos entrevistadores. Detalhe da urna eletrônica Reprodução/TV Globo A TV Verdes Mares vai divulgar três rodadas de pesquisas eleitorais sobre o cenário de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, até a data marcada para o 1º turno das eleições, em 6 de outubro. O estudo é feito pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) e também poderá ser conferido no g1 Ceará. Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp Confira as notícias da campanha eleitoral no Ceará Com a divulgação das pesquisas eleitorais, é possível entender o cenário no momento em que elas são publicadas. Com isso, é possível contar a história da corrida eleitoral em uma área determinada, como aponta Márcia Cavallari, CEO do Ipec. Ela afirma que cada pesquisa 'fotografa' o momento, revelando diagnósticos do presente sem tentar acertar o resultado das eleições, apesar das expectativas de que ela traga uma previsão do que irá acontecer. LEIA TAMBÉM: Veja quem são os candidatos a prefeito e a vereador nos 184 municípios do Ceará Aplicativo Pardal: conheça ferramenta que recebe denúncias de irregularidades em campanhas eleitorais "A pesquisa tem o papel de ir monitorando momento a momento da campanha, de acordo com a frequência com que você realiza as pesquisas, como as pessoas estão se posicionando dentro daquele contexto. Então o contexto inclui as propagandas eleitorais dos candidatos, as conversas que as pessoas têm com colegas e familiares sobre a eleição, os debates, as entrevistas que os candidatos vão dando", explica Márcia Cavallari. Em Juazeiro do Norte, os diferentes momentos da eleição serão capturados por pesquisas realizadas pelo Ipec e contratadas pela TV Verdes Mares. A metodologia, baseada em estatística, segue métodos rigorosos para representar o cenário eleitoral do município (entenda abaixo). O município de Juazeiro do Norte terá eleições apenas no primeiro turno em 2024. A cidade não alcançou a meta de 200 mil eleitores aptos a votarem, que marca o patamar mínimo para que uma cidade tenha dois turnos de eleições no Brasil, tendo apenas 199,2 mil eleitores. Como a pesquisa funciona Eleições 2024: saiba a importância das pesquisas eleitorais Em Juazeiro do Norte, serão ouvidas 800 pessoas para cada pesquisa. Esta amostra é escolhida com base nas características do eleitorado local. Isto permite que a amostra da pesquisa tenha, por exemplo, os mesmos percentuais de mulheres e jovens que vão às urnas no município. A partir destes dados, os pesquisadores vão até a casa das pessoas para aplicar questionários. Na metodologia do Ipec, a distribuição geográfica das entrevistas se baseia em um sorteio censitário. Com base nos dados da população da cidade no Censo 2022, o instituto sorteia os setores onde as entrevistas serão aplicadas. Chegando nestas regiões, os pesquisadores precisam abordar pessoas com características que refletem o perfil dos eleitores da cidade em termos de gênero, idade, escolaridade e ocupação. Outra fonte de dados para este desenho da amostra é a Justiça Eleitoral, que também fornece informações sobre o comparecimento ou não à votação em eleições anteriores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. São cálculos que definem também o nível de confiança da pesquisa, que é de 95%. Ou seja, se for repetida 100 vezes, em 95 o resultado vai estar dentro da margem de erro. "Na verdade, esse erro amostral é um desvio esperado. Como a gente não está entrevistando todos os eleitores, o processo de amostragem afere e calcula qual seria essa margem de erro amostral", explica Márcia Cavallari, CEO do Ipec. Dentre as perguntas feitas, os entrevistados respondem sobre a intenção de votos de forma espontânea (sem ver os nomes de candidatos), de forma estimulada (com nomes de candidatos apresentados em um gráfico pizza em que cada nome ocupa espaços de tamanhos iguais). Os questionários também buscam monitorar a rejeição aos candidatos. Em um modelo de rejeição comparativa, os entrevistados são apresentados a múltiplas escolhas: olhando para o mesmo disco com as opções de candidatos, eles dizem quem não votariam de jeito nenhum, podendo escolher mais de um candidato nesta fase. Segundo Márcia Cavallari, um aspecto desafiador é estimar a abstenção. Em um país com voto obrigatório, ela explica que muitas pessoas não revelam ao pesquisador que pretendem não comparecer no dia da votação. Enquanto as pesquisas geralmente captam que 3% da população pretende não votar, a prática revela porcentagens maiores de abstenção. Em Juazeiro do Norte, 17% dos eleitores faltaram às urnas no 1° turno da última eleição municipal, em 2020. Uma forma de tentar compensar essa disparidade é comparar a base de dados para compreender a relação entre a população apta para votar e a população que compareceu às urnas nos últimos pleitos. Esta dinâmica é levada em conta para tentar ajustar cada amostra de pesquisa. "Se você tem, por exemplo, um candidato preferido por um tipo de perfil [de eleitores] e, por acaso, na próxima eleição, esse perfil tem uma abstenção maior, vai ter um efeito no resultado da pesquisa porque você não está excluindo esse eleitorado da sua amostra. Então é uma análise complexa e que a gente tenta minimizar fazendo essa análise dos dados entre hábitos de comparecimento", comenta Márcia. Critérios Quem são os candidatos a prefeito e a vereador nos municípios do Ceará Além de seguir normas científicas, a pesquisa tem que cumprir o que diz a lei. Os institutos que fazem esse tipo de levantamento precisam registrá-lo na justiça eleitoral cinco dias antes da divulgação. É preciso ter informações detalhadas sobre como a pesquisa é feita, por quem e com quais critérios, além dos dados de quem contratou. Divulgar uma pesquisa sem esse registro prévio dá multa que pode passar de R$ 100 mil. Divulgar uma pesquisa com fraude é crime com pena, inclusive, de prisão. Sem registro prévio: Multa de R$ 53,2 mil a R$ 106,4 mil Pesquisa fraudulenta: Multa e até prisão de 6 meses a 1 ano Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

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